domingo, 13 de maio de 2007

Ouro Preto - Semana Santa - quinta parte

Acordamos muito cedo, porque saíbamos que hoje era um dia importante para nós e para todos na cidade. Tomamos um rápido café, pois tinhamos pressa para celebrar Corpus Christi (Corpo de Cristo) que surgiu na Idade Média. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música expressões de grandeza.


A tradição é de fazer o tapete com folhas e flores. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares onde chegaram seus imigrantes, como por exemplo Florianópolis. Em todo o Brasil esta festa adquiriu
contornos do barroco português. No Brasil, a tradição de se fazer os tapetes de ruas acontece em inúmeras cidades.


Veja algumas das fotos que eu tirei do imenso tapete.

























Para a construção do tapete é utilizado diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas, as pessoas montam, com grande arte, um tapete pelas ruas, com dizeres e figuras relativas ao assunto.













































Após a missa celebrada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, da-se inicio a procissão que percorre todo o trajeto do tapete.

Pessoas participam com fervor na procissão.





































































































































Saímos de lá agradecidos espiritualmente!
Em seguida fomos almoçar. Depois de almoçarmos, fomos para a Igreja Santa Efigenia, para chegar até lá, você tem que subir uma ladeira gigantesca. A Igreja Santa Efigenia foi construída de 1720 a 1785, por Chico Rei, escravo que conquistou sua liberdade, a do filho e a de outros negros explorando a Mina da Encardideira. Apresenta elementos da cultura africana (búzios, chifres de carneiro e cabra, marcas de iniciação) inseridos em sua magnífica talha barroca. Neste dia a igreja estava fechada. Encontramos apenas alguns meninos soltanto pipas no local. Esse foi nosso ultimo lugar a ser visitado antes de voltarmos para São Paulo.








Ladeira que subimos para chegar na Igreja Santa Efigenia








Igreja Santa Efigenia
E assim foi Ouro Preto, para mim.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Com humor eu escrevo relatos reais e hilariantes da minha vida e dos meus amigos.

Arquivo do blog