quinta-feira, 10 de maio de 2007

Ouro Preto - Semana Santa - quarta parte

Sábado, acordamos cedo para aproveitar bem o dia. E após o café saímos atrás das Minas de Ouro (é claro, todos desativadas), que existem em Ouro Preto. A primeira que conhecessemos é a Mina do Chico Rei. Chegando lá fomos recebidos por Dona Mariazinha, uma velhinha de mais ou menos 90 anos de idade. Na entrada desembolsamos R$ 10,00. A Mina Chico Rei é artesanal e segundo D. Mariazinha, a mina da Encardideira, como também era conhecida, pertenceu ao ex senhor de Chico Rei e posteriormente comprada pelo escravo apos obter sua alforria. A tradição oral sobre esse rei africano que conseguiu sua liberdade e se tornou proprietário dessa mina de ouro, é parte do folclore local.

Fotos de dentro da Mina do Chico Rei

Guia do local

Saimos de lá encardidos, agora entendem o por que do nome encardideira.

De lá, pegamos um ônibus que passa próxima a Praça Tirandentes e fomos direto para a Mina da Passagem (com mais de 120 metros de profundidade) , em Mariana (cidade vizinha de Ouro Preto). Para conhecer esta Mina, o turista é vai num pequeno trolley (espécie de vagão com bancos), usado pelos mineiros na época da exploração do ouro. O cenário interior além de grandioso é algo muito lindo de ver. Além das galerias subterrâneas, existe um maravilhoso lago natural. No final do passeio foi encenado como os mineradores faziam para encontrar ouro, nas Minas.

o trolley que leva e traz os turistas da Mina
Olha a profundidade dessa Mina! Ela tem 315 m de extensão.
Encontramos dois mergulhadores por lá.
Todos aprendendo como encontra OURO.
Após essa aventura dentro da mina, aproveitamos o restaurante que fica no mesmo local para almoçarmos. O restaurante é simples, mas a comida é a melhor que provamos até o momento.
Antes de voltarmos para a Pousada resolvemos dar uma passadinha na Fabrica de Chocolate. Não resistimos a tentação.
Caminhamos um pouco mais no centro de Ouro Preto e depois voltamos para a Pousada.
Cansados ficamos sem pique de sair a noite. Ficamos um bom tempo conversando na varanda da Pousada.

Anônimo disse...

Parabéns Cris !!!

as fotos estão ótimas, a história é resumida, mas conta tudo o que se precisa saber.

Ficou ótimo !!!

Seu irmão Marcelo.

Quem sou eu

Minha foto
Com humor eu escrevo relatos reais e hilariantes da minha vida e dos meus amigos.