quarta-feira, 23 de maio de 2007

Rio de Janeiro - segunda parte


Para começar bem o dia, eu e amigas decidimos dar uma volta na Lagoa Rodrigos de Freitas.

Dá pra ir caminhando do apartamento da Patricia que fica perto do metro de Botafogo até lá. Mas resolvemos ir de onibus para gastarmos energia lá. Até porque a paisagem da Lagoa é 1000 vezes mais inspiradora do que caminhar na Avenida.

A Lagoa Rodrigo de Freitas fica rodeada pelos bairros Lagoa, Ipanema, Leblon, Gávea e Jardim Botânico. As margens da Lagoa são algumas das mais bem equipadas áreas de entretenimento da cidade e convidam a uma caminhada, jogging ou passeios de bicicleta, que podem ser alugadas por ali. Isso sem falar nos passeios de pedalinho que proporciona a todos uma visão única de tudo que um dos mais belos cartões-postais cariocas revela.




Ana Rosa e Andrea - caminhando em volta da Lagoa










A Lagoa vai ser um dos palcos do Pan. Aqui acontecerá competições de Remo, esqui, e canoagem. Naquele domingo o comite organizador estava fazendo testes nas raias já instaladas, com equipes nacionais e estrangeiras.
Era o fim de mais uma viagem.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Rio de Janeiro - primeira parte

Mesmo sabendo que eu não emendaria o feriado do dia 01/05, resolvi passar o final de semana no Rio de Janeiro.


Meu vôo estava programado para sexta-feira às 17h30. Cheguei no aeroporto as 16h00, e no momento do check-in a aeromoça me avisou do atraso no vôo, pois naquele dia devido ao mal tempo os Aeroportos de Congonhas e Santos Dumont foram fechados.

Depois de cinco horas esperando, consegui embarcar para o Rio. Cheguei por volta das 23h00 no aeroporto de Santos Dumont.

Todos me esperavam ansiosos num bar próximo ao apartamento da Patricia.

De lá fomos para o Rio Scenarium, na Lapa. O Rio Scenarium é um espaço privilegiado com dois ambientes que toca samba, MPB, choro, forró, eletrônica e gafieira. Um lugar que é um misto de antiquário e casa de shows. O Rio Scenarium fica localizado na Rua do Lavradio, n. 20, no Centro Histórico do Rio Antigo. A noite foi show.
Apesar de ter muito gringo e pouco carioca o lugar é muito bacana. Lamento não ter nenhuma foto do local.












No sábado cedo, eu e as meninas fomos caminhar no Jardim Botanico. O Jardim Botanico abriga raras espécies de plantas, inclusive neste dia estava acontecendo uma esposição de Orquideas. Eu aproveitei para capturar imagens de todos os cantos do Jardim Botanico. Imagens que ficarão registradas na minha memória.







































Olha que céu!!































Coleções de Bromélias
















Não parece o Mapa do Brasil?









Além das fotos tiradas da Exposição das Orquideas.


















Depois de vermos as belas paisagens do Jardim Botanico, fomos almoçar na Adega Portugália. Para quem gosta da culinária portuguesa, vai se deliciar com os pratos que dá para duas pessoas, além do chopp, é claro. Aliás, que chopp! A Adega Portugália é simples e fica localizado no Largo do Machado.

Dali demos uma passadinha na Caixa Cultural, para conferir as exposições de grafite e do Ziraldo.
A mostra de grafite conta com 20 artistas nacionais e estrangeiros, entre coletivos e indivíduos, que começaram suas práticas na rua. Segue algumas fotos que tirei do Workshop de Grafite.










































Ao mesmo tempo, a Caixa Cultural homenageava também o criador do Menino Maluquinho. Cartunista, caricaturista, cartazista, jornalista, escritor, Ziraldo. A mostra exibia os principais momentos e criações da carreira de Ziraldo.

Palavras de Ziraldo.

Voltamos para o apartamento da Pati. E a noite eu e Ana Rosa saimos mais cedo que os outros amigos, para assistir ao show de Marcos Sacramento (era a primeira vez que eu escutava o nome deste cantor), no Teatro Rival. Ele não é conhecido pelo grande público, mas li nos jornais do Rio que ele é reconhecido por muitos entendidos, como um dos melhores cantores de MPB.

Marcos Sacramento

Além do ótimo repertório interpretado por Marcos Sacramento, merece destaque naquela noite, o lindo percursionista, João Hermento.




João Hermento



Terminamos aquela noite num dos bares, na Lapa.

terça-feira, 15 de maio de 2007

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, que pra mim ainda é a cidade maravilhosa do Brasil. Maravilhosa, não simplesmente por suas belas paisagens, mas 1000 vezes mais, pelos "grandes" amigos que conquistei durante esses cinco anos de inúmeras histórias vividas. Como eu conheci o Rio de Janeiro? Foi num desses feriados de finados, eu e Telma fizemos um turismo pela cidade. Como eu conheci os cariocas? Essa é outra história.
Sabe aquela conversa eu tenho um amigo que está indo trabalhar em São Paulo e não conhece ninguém. Você poderia dar uma força ai? Essa conversa foi entre Hugo e Rebeca quando Patricia veio trabalhar em São Paulo. Mas tudo começou bem antes de Pati vir para Sampa. Foi quando Hugo, Beka, Andrea, Ana Rosa e Lucia foram fazer um curso no Canadá. Ai sim, foi o iniciou de tudo, amizades que rompe fronteiras e qualquer tipo de rixas que paulistas e cariocas venham ter.

domingo, 13 de maio de 2007

Ouro Preto - Semana Santa - quinta parte

Acordamos muito cedo, porque saíbamos que hoje era um dia importante para nós e para todos na cidade. Tomamos um rápido café, pois tinhamos pressa para celebrar Corpus Christi (Corpo de Cristo) que surgiu na Idade Média. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música expressões de grandeza.


A tradição é de fazer o tapete com folhas e flores. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares onde chegaram seus imigrantes, como por exemplo Florianópolis. Em todo o Brasil esta festa adquiriu
contornos do barroco português. No Brasil, a tradição de se fazer os tapetes de ruas acontece em inúmeras cidades.


Veja algumas das fotos que eu tirei do imenso tapete.

























Para a construção do tapete é utilizado diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas, as pessoas montam, com grande arte, um tapete pelas ruas, com dizeres e figuras relativas ao assunto.













































Após a missa celebrada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, da-se inicio a procissão que percorre todo o trajeto do tapete.

Pessoas participam com fervor na procissão.





































































































































Saímos de lá agradecidos espiritualmente!
Em seguida fomos almoçar. Depois de almoçarmos, fomos para a Igreja Santa Efigenia, para chegar até lá, você tem que subir uma ladeira gigantesca. A Igreja Santa Efigenia foi construída de 1720 a 1785, por Chico Rei, escravo que conquistou sua liberdade, a do filho e a de outros negros explorando a Mina da Encardideira. Apresenta elementos da cultura africana (búzios, chifres de carneiro e cabra, marcas de iniciação) inseridos em sua magnífica talha barroca. Neste dia a igreja estava fechada. Encontramos apenas alguns meninos soltanto pipas no local. Esse foi nosso ultimo lugar a ser visitado antes de voltarmos para São Paulo.








Ladeira que subimos para chegar na Igreja Santa Efigenia








Igreja Santa Efigenia
E assim foi Ouro Preto, para mim.

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Ouro Preto - Semana Santa - quarta parte

Sábado, acordamos cedo para aproveitar bem o dia. E após o café saímos atrás das Minas de Ouro (é claro, todos desativadas), que existem em Ouro Preto. A primeira que conhecessemos é a Mina do Chico Rei. Chegando lá fomos recebidos por Dona Mariazinha, uma velhinha de mais ou menos 90 anos de idade. Na entrada desembolsamos R$ 10,00. A Mina Chico Rei é artesanal e segundo D. Mariazinha, a mina da Encardideira, como também era conhecida, pertenceu ao ex senhor de Chico Rei e posteriormente comprada pelo escravo apos obter sua alforria. A tradição oral sobre esse rei africano que conseguiu sua liberdade e se tornou proprietário dessa mina de ouro, é parte do folclore local.






















Fotos de dentro da Mina do Chico Rei























Guia do local

























Saimos de lá encardidos, agora entendem o por que do nome encardideira.

De lá, pegamos um ônibus que passa próxima a Praça Tirandentes e fomos direto para a Mina da Passagem (com mais de 120 metros de profundidade) , em Mariana (cidade vizinha de Ouro Preto). Para conhecer esta Mina, o turista é vai num pequeno trolley (espécie de vagão com bancos), usado pelos mineiros na época da exploração do ouro. O cenário interior além de grandioso é algo muito lindo de ver. Além das galerias subterrâneas, existe um maravilhoso lago natural. No final do passeio foi encenado como os mineradores faziam para encontrar ouro, nas Minas.

o trolley que leva e traz os turistas da Mina
Olha a profundidade dessa Mina! Ela tem 315 m de extensão.
Encontramos dois mergulhadores por lá.
Todos aprendendo como encontra OURO.
Após essa aventura dentro da mina, aproveitamos o restaurante que fica no mesmo local para almoçarmos. O restaurante é simples, mas a comida é a melhor que provamos até o momento.
Antes de voltarmos para a Pousada resolvemos dar uma passadinha na Fabrica de Chocolate. Não resistimos a tentação.
Caminhamos um pouco mais no centro de Ouro Preto e depois voltamos para a Pousada.
Cansados ficamos sem pique de sair a noite. Ficamos um bom tempo conversando na varanda da Pousada.

Quem sou eu

Minha foto
Com humor eu escrevo relatos reais e hilariantes da minha vida e dos meus amigos.

Arquivo do blog